quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Como estudar para concursos de Tribunais

Olá pessoal! Aqui é o João Pedro com mais um post aqui no blog. Hoje vou compartilhar com vocês como tem sido os meus primeiros passos rumo à aprovação para concursos públicos.

Comecei a estudar neste mês de dezembro, mas ainda não coloquei a mão na massa (ou nos livros) efetivamente.

Antes de partir para a teoria, resolvi pesquisar sobre como estudar para concursos da forma correta. E pelo que eu li não basta comprar os livros e começar a ler.

É preciso ter planejamento, organização, disciplina e foco.

Vou contar alguns passos que aprendi nessa pesquisa.

Passo 1: Definição da área



Os especialistas são unânimes: atirar para todos os lados é um grande erro que a maioria dos concurseiros iniciantes comete.

As pessoas abrem os jornais e veem dezenas de editais sendo publicados ou previstos. E aí há uma tentação enorme para se inscrever em todos os concursos.

Mas eu aprendi que para ser aprovado em concursos é preciso escolher uma área e focar nessa área.

O grande problema de tentar prestar todos os concursos que saírem é que as matérias cobradas variam muito de uma área para outra.

E não tem como o candidato atingir o nível de conhecimento necessário para a aprovação em todas essas matérias ao mesmo tempo.

Felizmente antes mesmo de começar a estudar eu já defini a minha área: vou estudar somente para concursos de tribunais, especialmente da justiça federal.

Assim, eu posso me aprofundar bastante nas matérias que são cobradas em todos os concursos de tribunais como Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Informática e Raciocínio Lógico.

Até separei um vídeo contando um pouco mais sobre essa área de tribunais:



Passo 2: Organização da rotina diária





Outro passo importante, segundo os especialistas, é organizar toda a rotina no papel. É errado deixar para estudar sempre que tiver uma folga no horário.

Você precisa colocar todas as suas atividades diárias no papel com os respectivos horários. Depois disso, é preciso separar os horários livres que serão destinados ao estudo.

Por fim, é preciso elaborar uma planilha de estudos para concursos, com as matérias que serão estudadas a cada dia e os respectivos horários.

Pelo que andei lendo, o ideal é estudar pelo menos duas matérias por dia, sendo pelo menos uma hora e trinta minutos de cada, com intervalos de vinte minutos entre as matérias.

Passo 4: Investir em um bom material


Outra coisa que eu aprendi é que, com a concorrência atual, não dá para ser aprovado sem investir em materiais e cursos de qualidade.

Atualmente os candidatos estão cada vez mais preparados e o nível dos concorrentes está lá em cima.

Por isso, não dá para estudar por material gratuito que se encontra na internet, em sites como Youtube.

É preciso colocar a mão no bolso e investir em materiais que são reconhecidamente de qualidade.

Mas antes que você saía por aí comprando todo tipo de material para concursos que encontrar no mercado, recomendo que você faça uma pesquisa para saber quais são os melhores.

Atualmente, há cursos online de que apresentam excelentes resultados e já aprovaram milhares de alunos.

Esses cursos oferecem materiais em PDF  + Vídeo Aulas que são bastante completos, didáticos e atualizados.

Também é importante ler depoimentos de ex-alunos para ver o que dizem sobre os cursos.

Para te ajudar nisso, saiba que eu já fiz uma pesquisa sobre qual é o melhor curso online para concurso, mas vou tratar desse assunto no próximo artigo, pode ser?

Nos vemos em breve!

Um abraço,

JP Concurseiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gran Cursos Online é bom?

O Gran Cursos à distância é um preparatório para processos seletivos e exame da oab no aspecto decurso online, com videoaulas. deste mo...